top of page

Iniciativa AquaREla Pantanal destaca ações de restauração do Pantanal durante exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som”

Fonte: Mupan

21 de mai. de 2023

A Mostra acontece entre os dias 20 e 31 de maio no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de MS

Com a parceria das instituições Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands International Brasil, o Museu da Imagem e do Som (MIS) abriu exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som”, no último sábado (20) e segue com a programação até 31 de maio. A exibição conta com um conjunto de fotografias da Iniciativa AquaREla Pantanal, na unidade da Fundação de Cultura de MS (FCMS). As imagens estão disponíveis em formato interativo – impresso e vídeos – para maior experiência do público.


Nas fotos, são apresentadas as ações desenvolvidas pela AquaREla Pantanal e a soma dos resultados obtidos até o momento, contando com a participação decisiva das comunidades da região na produção de mudas nativas e em plantios nas áreas de restauração do Pantanal.


Além das imagens das etapas do trabalho de restauração ecológica, fazem parte da exposição os registros do combate aos incêndios florestais, do Centro de Proteção Ambiental, material do Corpo dos Bombeiros/Brigadistas, que enfrentaram bravamente os múltiplos focos de incêndios no Bioma, ocorridos em 2020. A Mostra integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que é realizada anualmente em todo Brasil e, esse ano, tem como propósito  apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.




Durante a solenidade de abertura, Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, frisou a participação das organizações sociais e o trabalho desenvolvido até o presente. “Uma exposição dessa magnitude engrandece, ainda mais, e destaca o empoderamento das nossas comunidades locais e suas lideranças, em especial as mulheres, na conservação ambiental. Que possamos trabalhar cada vez mais para a sociobiodiversidade com as diferentes ações, porém orquestradas, que desenvolvemos no Pantanal, a maior área úmida do planeta”, explana.

A gerente de Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, agradeceu a interação entre as instituições e pontuou a importância do tema. “As parcerias são essenciais para que o nosso trabalho aconteça. O tema Meio Ambiente provoca uma reflexão e trazê-lo durante uma exposição é uma forma de repensarmos sobre as questões climáticas, em especial o bioma Pantanal”, diz.


Mais sobre a AquaREla Pantanal

A Iniciativa é um trabalho construído no coletivo que envolve a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).


Recentemente, a Iniciativa foi a vencedora do XII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na categoria “Melhor Exemplo de Mobilização Social”, promovido pela revista Sou Ecológico.


É financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoB Ecology via Programa Corredor Azul da Wetlands International.


Serviço:

Programação: Visitação gratuita de segunda a sexta das 7h30 às 17h30 e sábado das 8h às 17h.

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar

Mais informações e agendamentos de grupos organizados: 67 33169178

bottom of page